-
Arquitetos: MDAMMM, The Black House Studio
- Área: 785 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Filippo Poli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta mantém o volume intacto e tinge de preto todos os seus elementos. A proprietária nos apresenta a casa unifamiliar que acaba de adquirir, nos arredores de Sant Cugat, construída em 2010. A casa parece indefinida e com pouco interesse estético: as paredes são de tijolo aparente em tons ocres, os demais elementos são de diversas tonalidades e os acabamentos são em tons de cinza.
Em planta, a casa tem uma geometria peculiar, em forma de V, que abraça o jardim que não é bem delimitado pelos seus fechamentos. Apesar disso, o programa arquitetônico é correto e adequado às necessidades da cliente.
Uma proposta 180º em 4 eixos. O que propusemos, logo após uma primeira visita, foi a possibilidade de repensar a volumetria existente sem ter de modificá-la, tendo em conta que os acabamentos e cores dos materiais então escolhidos se tornaram desatualizados e obsoletos. Eram eles que deviam ser adaptados à nova abordagem.
A intervenção deu mais atenção aos aspectos que achamos mais interessantes preservar, para deixar o resto em segundo plano. Os eixos que sustentam a proposta são: Monocromatismo, Destaques nas aberturas, Verticalidade, Capilaridade.
Monocromatismo e realce nas aberturas. No projeto mantivemos o volume intacto. Em contrapartida, todos os elementos foram pintados de preto, o que potencializou a relação com a vegetação do entorno. Além disso, realçamos as aberturas com grandes coberturas angulares de chapa metálica, que se destacam sobre uma estrutura de perfis tubulares que funcionam como uma segunda pele do edifício. O projeto parece quase reduzido a um signo gráfico, monocromático e essencial — Filippo Poli, fotógrafo.
Verticalidade. Os perfis são dispostos em diferentes cadências e comprimentos, enfatizando e multiplicando as fachadas em planos muito mais verticais do que os existentes.
Capilaridade. A separação dos perfis em relação à fachada enriquece o conjunto tornando o edifício mais leve e mutável: durante o dia, de acordo com a projeção de sombras que varia em função do movimento do Sol e à noite, na ausência de luz natural, pois é iluminada pela luz do interior da casa.